Álcool na gravidez? Posso tomar? - Meu Cantinho de Tricô

Álcool na gravidez? Posso tomar?

Álcool na gravidez? Posso tomar?

Febrasgo ( Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) faz advertência sobre riscos do consumo de álcool na gestação.

 

Pode parecer inofensivo mas a ingestão de álcool na gestação pode trazer grandes riscos para o feto, estamos falando da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), uma das principais causas de anomalias fetais.

Os bebês podem sofrer de atraso tanto físico como mental, comprometimento de crescimento, distúrbios de comportamento e apresentar malformações cardíacas e na face.

Vale ressaltar que todos os tipos de bebidas alcoólicas são igualmente prejudiciais (incluindo vinhos, cervejas e bebidas mistas). Como não se sabe ao certo qual a dosagem segura e permitida, é "melhor evitar do que remediar" em qualquer que seja o período gestacional.

No período de amamentação também não é aconselhável o consumo de bebidas alcoólicas pois estudos confirmam que aproximadamente 2% do álcool ingerido é transferido para o bebê no aleitamento materno e isto pode prejudicar o desenvolvimento neuromotor, sono e aprendizagem da criança.

 

Deixamos abaixo um passo a passo explicativo de como essa ingestão acontece.

alcool na gravidez